sábado, 3 de dezembro de 2016

Grupo de cearenses faz encontros para treinar inglês, espanhol, russo e até árabe

Foto:Divulgação


Para quem é apaixonado por língua estrangeira, mas não tem a oportunidade de praticar porque não tem com quem conversar no idioma, já pode começar a frequentar a Praça Luiza Távora, a partir das 17h do sábado. É que nesse horário e nesse dia, os integrantes do Clube Poliglota Fortaleza se reúnem lá para conversarem em inglês, espanhol, francês, alemão, russo e até árabe.

Segundo o servidor público Diego Victor Simões, um dos coordenadores, o grupo existe há três anos. “O grupo foi criado por dois estudantes de Teatro. Os primeiros encontros foram acontecendo no Teatro José de Alencar e no Dragão do Mar, hoje são realizados na Praça Luiza Távora”, esclarece Diego.

Diego esclarece que os participantes dos encontros geralmente são estudantes universitários ou recém-formados, que aprenderam uma língua estrangeira e para não deixarem de praticar, buscam pessoas para conversar nas línguas estrangeiras que escolheram aprender.

“Atualmente, nossos encontros reúnem em média 20 a 25 pessoas, que são jovens universitários. Além dos encontros na praça, organizamos também alguns eventos esporádicos, como piqueniques”, explica Diego.

Diego ainda diz que o grupo conta com cerca de cinco coordenadores, que fazem isso como um hobby. “O papel do coordenador é fazer um trabalho de divulgação dos encontros. Fazemos isso como um hobby porque somos apaixonados por idiomas”, esclarece.
 

O objetivo do grupo é, além de reunir os amantes de idiomas para o aprendizado e a prática, promover um momento em que amizades possam ser feitas. Diego conta que o idioma mais comum das conversas nos encontros é o inglês, depois espanhol, francês e alemão. Mas também já tiveram pessoas que falavam até árabe e russo.

Mesmo que o foco dos integrantes do grupo seja praticar línguas estrangeiras, Diego relata que o português também pode ser praticado. “Tem uma professora de inglês, que é estrangeira e não fala muito bem português, então ela procura praticar o português”, conta.

O clube Poliglota começou na França há dez anos. No Brasil, a primeira capital a ser inspirada pela ideia e executá-la foi Fortaleza. A partir daí, diversas capitais também adotaram o projeto. São Paulo, Brasília e Salvador são algumas cidades que realizam os encontros.

Para saber mais informações sobre o Clube Poliglota Fortaleza, acesse a página no Facebook e o site.