quinta-feira, 1 de junho de 2017

Bacia do Quincoê encontra-se em estado crítico. Barragem de Acopiara Dr. Tibúrcio Soares não tomou água neste ano

 
Barragem de Acopiara-CE no entardecer de 28/03/2017 (Foto: Tribuna de Acopiara)
Acopiara não é conhecida apenas por suas festas de carnaval. Acopiara também é conhecida por abrigar um rio seco. O rio Quincoê que é afluente do rio Trussu. 



A bacia do Quincoê é composta pelo rio de mesmo nome e tem como principal reservatório a Barragem Dr. Tibúrcio Soares, principal fonte de abastecimento da cidade de Acopiara. 



A fonte do Rio se dá no alto da serra do Fonseca e deságua no Rio Trussu em Iguatu.
Fonte: Portal Hidrográfico do Ceará
 

Rio Seco

O termo correto é 'Rio Intermitente'.



Segundo a Wikipédia, "Rio intermitente ou temporário é aquele que durante o período das chuvas (ou 'cheias'), normalmente no inverno, apresenta bastante água em seu curso e durante o período de estiagem (período das 'secas'), normalmente no verão, desaparece temporariamente. Em geral, seca completamente durante determinadas épocas de menor pluviosidade."


Por sua característica peculiar de só ter água no período do inverno, o Rio Quincoê é rotineiramente confundido com um riacho. Mas não confunda; o volume de água que corre nele é bem maior que o volume indicado para um riacho e por isso sua classificação hidrográfica é de rio intermitente.


 
Rio seco não que dizer falta de Água 

O fato do rio Quincoê ser um rio intermitente não significa que falte água em seu reservatórios. Pelo contrário; pelo fato de ser um rio, as barragens do rio sempre gozaram de muita água e recargas abundantes no período do inverno.


A seca Prolongada 

A seca prolongada que dura dolorosos 6 anos tem mudado esse cenário e o rio não consegue mais abastecer suas barragens de forma adequada. A barragem de Acopiara, principal reservatório da baica do Quincoê, encontra-se em estado crítico devido à essa falta continua de chuvas regulares.

Tribuna de Acopiara 


A Barragem de Acopiara Dr. Tibúrcio Soares não acumulou Água neste ano e esta com um baixo volume do liquido precioso.