Voltou a ser debatido, na Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto de lei que que pretende mudar o nome da cidade de Juazeiro do Norte, no Cariri, para Juazeiro do Padre Cícero.
O debate acerca da mudança do nome da cidade tem acalorado as conversas entre os moradores. Há quem acredite que, com o nome “Juazeiro do Padre Cícero”, a cidade deixaria de ser confundida com a cidade baiana de Juazeiro. Outros acham que isso não tem importância e que seria melhor os governantes se preocuparem com a qualidade dos serviços.
O assunto voltou a ter destaque esta semana, após o deputado estadual Doutor Santana (PT), ex-prefeito da cidade, discursar na Assembleia e propor a realização de um plebiscito em Juazeiro do Norte, para saber o que a população acha dessa mudança. A discussão é antiga, e, na própria Casa, já existe um projeto arquivado.
“O que eu fiz agora é só um decreto legislativo propondo um plebiscito para a população decidir se quer ou não mudar o nome da cidade”, explica o deputado. O plebiscito ainda não tem data para ser realizado, mas só após os resultado, é que a Assembleia deve reabrir o projeto de mudança de nome.
Juazeiro recebe, por ano, cerca de 2,5 milhões de romeiros durante as festas religiosas, que são alavancadas, principalmente, pela figura de Padre Cícero, considerado um santo por muitos, e que fundou a cidade, se tornando o primeiro prefeito do município.
Fonte: Tribuna do Ceará