quinta-feira, 9 de março de 2017

Chuvas localizadas geram pequena recarga de açudes

CHUVA
A reaproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações no Estado na quadra chuvosa, deve ampliar a intensidade das ocorrências nos próximos dois dias. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) que registrou chuva em 89 municípios de 7h de terça-feira às 7h de ontem.

As três maiores foram registradas em Aracati (45mm), Chorozinho (41mm) e Limoeiro do Norte (36.1mm). As precipitações permanecem localizadas. "Essa é uma característica do Semiárido e ocorre com maior evidência em anos em que não há sistemas convectivos intensos, de chuvas bem acima da média", observou o meteorologista da Funceme, Raul Fritz. Segundo Fritz, as chuvas neste ano no Estado podem até alcançar o índice esperado para o período, mas haverá regiões em que ficarão abaixo e o problema de recarga hídrica dos açudes vai permanecer. "Ainda bem que os pequenos já estão enchendo", frisou.

Ele adiantou que há possibilidade de ocorrer formação de El Niño já a partir do segundo semestre deste ano, com chance de se estender para quadra chuvosa de 2018. "Isso nos traz mais preocupação já que os principais açudes estão secos", disse Fritz.

As chuvas localizadas são ruins para a agricultura, bem como para a recarga dos açudes médios e grandes. Os meteorologistas da Funceme voltaram a confirmar a tendência de escassez de chuvas nas Bacias Hidrográficas do Alto Jaguaribe e do Salgado, responsáveis pela recarga dos açudes Orós e Castanhão.

Segundo o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o aporte de ontem foi 17,5 milhões de m³ em 52 reservatórios.





Fonte: Diário do Nordeste