terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Profetas da chuva indicam bom inverno no Ceará após 5 anos de seca

(FOTO: Reprodução/Nordestv)


A seca que atinge o ceará traz grandes prejuízos, mas a esperança nas chuvas é sempre maior. Em Quixadá, no Sertão Central, as previsões dos chamados profetas da chuva indicam um bom inverno no estado. A reportagem é do programa Nordestv Notícias, da Nordestv/Band.

Depois de cinco anos seguidos de seca, o alento para o sertanejo vem da própria natureza. Aprendendo a observá-la diariamente, tudo pode ser sinal de chuva.

Os profetas, como são conhecidos esses observadores, mantêm viva a tradição de decifrar os fenômenos da natureza e prever como será a quadra chuvosa no estado. Um conhecimento que atravessa gerações.

Entre a fé e a ciência, os profetas acreditam que os sinais da natureza são valiosos. Para alguns profetas, um círculo semelhante a um arco-íris em volta do sol, por exemplo, seria um aviso de que a chuva vai chegar logo.

Cada detalhe observado pelos profetas da chuva aumenta as esperanças de um bom inverno no sertão e, se depender deles, os campos secos no Ceará devem ganhar vida novamente.

Para os profetas, a tão esperada chuva deve vir em breve, mas todos sabem que a única certeza vem mesmo lá de cima. “O que falamos são experiências, mas quem comanda mesmo é Deus”, fala o agricultor Renato Lino.

Veja mais detalhes na matéria do programa Nordestv Notícias, da Nordestv/Band.
 
 
 
 
 
 
 
TRIBUNA DO CEARA