Pode parecer impossível, mas se tornou realidade. Um aluno cego do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus de Canindé, no Interior do Ceará, conseguiu concluir sua graduação em Educação Física. Considerada uma proeza e um exemplo de inclusão social, a conquista de Erenilso Souza, conhecido como Eron, ganhou destaque no portal do Ministério da Educação (MEC).
Segundo o IFCE no início da semana passada Eron defendeu o seu trabalho de conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física e se tornou o primeiro estudante com deficiência visual a concluir uma graduação no campus de Canindé do IFCE, se tonando orgulho para a unidade educacional federal. Provavelmente deve ser o primeiro no Brasil nessa área.
Para a conquista especial o campus do IFCE precisou se adaptar. Foi fornecida uma impressora Braile e também um computador com leitor de tela. Eron também contou com o auxílio da gestão do campus e dos professores, fornecendo o máximo de informações nas disciplinas. A professora Thaidys Monte, foi a orientadora de Eron no trabalho de conclusão do curso.
O trabalho de conclusão de curso desenvolvido por ele foi uma pesquisa sobre a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas estaduais de Canindé, seus limites e também suas possibilidades. A análise proporcionou também uma reflexão comparativa com a realidade vivida pelo próprio estudante no campus do IFCE.
Fonte:Diario do Sertão Central
