sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Saque do FGTS poderá ser realizado a partir de março



A partir do dia 13 de março, a primeira leva de trabalhadores poderão sacar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A data faz parte do calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal e espera aprovação do presidente Michel Temer. Embora ainda tenha de aprovar o cronograma apresentado pela Caixa, Michel Temer já decidiu que não haverá restrição para os saques. Em evento nesta quinta-feira (19), em Ribeirão Preto, no interior paulista, o presidente apontou a liberação dos R$ 30 bilhões.


O que é uma conta inativa

A conta é inativa quando não recebe nenhum depósito durante três anos e cujo trabalhador não teve emprego formal durante esse período, tendo ficado fora do sistema FGTS. Embora as contas do FGTS sejam relacionadas aos empregos, se houver registro de um novo trabalho formal em até 3 anos após a saída do último, as contas antigas não ganham status de inativas.

Como sacar

Para sacar os recursos, é preciso se dirigir até uma agência da Caixa, a partir do mês de aniversário do beneficiário, portando documento de identificação, carteira de trabalho e cópias da página de registro civil deste documento (frente e verso) e de cada contrato de trabalho. O saldo pode ser consultado através de aplicativo do FGTS, em caixas eletrônicos da Caixa, agências e site do banco.

Lembrando que o FGTS é pago mensalmente por cada empregador em uma conta pessoal – e que não pode ser descontado do salário – mas só pode ser sacado por justa causa ou em situações especiais.