segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Riacho volta a transbordar e alegra moradores do distrito de Califórnia, em Quixadá





Califórnia não é apenas um famoso estado americano. Califórnia é também um distrito do município de Quixadá, no Sertão Central do Ceará. O distrito de Califórnia consta nos primeiros registros de divisões administrativas de Quixadá já em 1911 com o nome de São Francisco da Califórnia. Em 1920 passou a ser chamado novamente apenas de Califórnia.

Assim como todo interior cearense, os moradores do distrito de Califórnia também estavam sofrendo com a seca que a cinco anos assolava aquela região. O açude do distrito onde as casas eram abastecidas e as pessoas pescavam e tinham momentos de lazer estava completamente seco.

Devido as chuvas que ocorreram neste ano, somente em fevereiro no município de Quixadá choveu quase 50% a mais que a média normal, vários riachos e açudes começaram a captar as águas das chuvas.

No último domingo (19) um vídeo espalhou nas redes sociais onde mostra um riacho da localidade de Califórnia jorrando água. Logo as pessoas começaram a compartilhar ao ver tanta água no riacho.

Segundo alguns moradores do distrito as águas desse riacho vão até o açude que abastece a localidade, na manhã desta segunda-feira (20) o açude já começou a captar água, como mostram as fotos acima.

Segundo os dados da Funceme o início dessa semana deverá ser com chuvas em todas as regiões do Ceará.







Fonte Monólitos Post